As Ferramentas da Recuperação
À medida que se trabalha o Programa de Recuperação dos Doze Passos dos Adictos à Comida Anónimos, descobrimos que estão disponíveis uma série de ferramentas que nos ajudam. Nós usamos estas ferramentas – um plano alimentar, apadrinhamento, reuniões, o telefone, a escrita, a literatura, o anonimato e o serviço – numa base regular, para nos ajudar a alcançar e manter a abstinência.
Em ACA, abstinência significa: “a acção de abster-se de comer compulsivamente e de ter comportamentos compulsivos relativos à comida”. Muitos de nós descobrimos que não somos capazes de nos abstermos de comer compulsivamente a não ser que usemos algumas ou todas as oito ferramentas do programa de recuperação dos Adictos à Comida Anónimos.
Um Plano alimentar
Como ferramenta, um plano alimentar ajuda-nos a abstermo-nos de comer compulsivamente. Ter um plano alimentar personalizado guia-nos nas nossas decisões dietéticas, assim como define o quê, quando, como, onde e o porquê de comermos. A nossa experiência diz-nos que partilhar este plano alimentar com um padrinho/madrinha ou outro membro de ACA é importante.
Não há requisitos específicos para um plano alimentar; ACA não defende, não recomenda nem exclui nenhum plano alimentar específico; para uma orientação nutricional e dietista específica, ACA sugere a consulta de profissionais de saúde qualificados, quer sejam médicos ou nutricionistas. Cada um de nós desenvolve um plano alimentar personalizado baseado numa apreciação honesta da sua própria experiência; nós também somos capazes de identificar o que precisamos e o que devemos evitar.
Apesar dos planos alimentares serem variados, a maioria dos membros de ACA concorda que é necessário algum plano, independentemente da sua flexibilidade ou estrutura.
Esta ferramenta ajuda-nos a lidar com os aspectos físicos da nossa doença, e ajuda-nos a alcançar a recuperação física. A partir deste ponto de vantagem, somos capazes de seguir o programa de recuperação dos Doze Passos mais efectivamente e seguir em frente para uma experiência de vida mais feliz, saudável e espiritual.
Apadrinhamento
Padrinhos ou madrinhas são membros de ACA que estão a viver os Doze Passos e as Doze Tradições no máximo das suas capacidades. Eles são disponíveis para partilhar a sua recuperação com outros membros da Irmandade e estão em abstinência.
Pedimos a um padrinho/madrinha para nos ajudar no nosso programa de recuperação a três níveis: físico, emocional e espiritual. Trabalhando com outros membros de ACA e partilhando a sua experiência, força e esperança, o padrinho/madrinha renova e reafirma constantemente a sua própria recuperação. O padrinho/madrinha partilha o seu programa de recuperação ao nível da sua experiência.
O nosso programa é baseado na atracção; tenta encontrar um padrinho/madrinha que tenha alcançado o que tu procuras, e pergunta-lhe como o conseguiu. Um membro de ACA pode trabalhar com mais do que um padrinho/madrinha e pode mudar de padrinho/madrinha quando quiser.
Reuniões
Reuniões são grupos de dois ou mais adictos à comida que se juntam para partilharem a sua experiência pessoal, a força e a esperança que ACA lhes tem dado. Apesar de existirem muitos formatos de reuniões, a partilha entre adictos à comida é a base de todos eles. As reuniões dão-nos a oportunidade de identificar e confirmar o nosso problema que é comum, e partilhar as dádivas que vamos recebendo com o programa.
O Telefone
O telefone ajuda-nos a partilhar numa base individual e evita o isolamento que é tão frequente entre nós. Muitos membros telefonam a outros membros e /ou ao padrinho/madrinha diariamente. Como fazendo parte do processo de rendição, é uma ferramenta que nos permite pedir ajuda e estender essa ajuda a outros. O telefone também nos permite encontrar uma saída imediata para aqueles momentos complicados de altos e baixos que poderemos sentir.
A Escrita
Para além de escrever uma detalhada história da nossa vida e uma lista das pessoas que prejudicamos, muitos de nós, descobriram que escrever pode ser uma ferramenta indispensável para trabalhar os Passos. Mais, colocar os nossos pensamentos e sentimentos no papel, ou descrever uma situação conflituosa, ajuda-nos a melhor compreender as nossas acções e reacções de uma forma que normalmente não nos é revelada quando pensamos ou falamos sobre isso. No passado, comer compulsivamente era a nossa reacção mais comum à vida. Quando pomos as nossas dificuldades no papel, torna-se mais fácil ver as situações mais claramente e talvez discernir melhor as reacções necessárias.
Literatura
Nós estudamos e lemos panfletos dos OA; livros dos OA, como os “Overeaters Anonymous”, “The twelve Steps and Twelve Traditions of Overeaters Anonymous” e “For Today”; e lemos a revista Lifeline, a nossa revista mensal sobre recuperação. Também estudamos o livro “Alcoholics Anonymous”, referido como o Big Book para entendermos e reforçarmos o nosso programa. Muitos membros de ACA afirmam que quando lêem diariamente, a literatura ainda reforça mais a vivência dos Doze Passos. A nossa literatura e o Big Book dos AA são sempre ferramentas disponíveis que nos permitem fazer uma introspecção do nosso problema de comer compulsivamente, ter força para lidarmos com ele e a sentir a verdadeira esperança de que há uma solução para nós.
Anonimato
O anonimato, referido nas Tradições sete e doze, é uma ferramenta que garante que coloquemos os princípios antes das personalidades. A protecção que o anonimato oferece a cada um de nós, permite-nos ter liberdade de expressão e salvaguarda-nos da "fofoca". O anonimato assegura-nos que apenas o próprio indivíduo como membro individual de ACA, tem o direito de poder tornar conhecida a Irmandade na Comunidade. O anonimato a nível da imprensa, rádio, filmes e televisão significa que nunca permitimos que as nossas caras ou apelidos sejam usados quando nos identificamos como membros de ACA. Isto protege tanto a nível individual como a Irmandade.
Ainda a propósito da Irmandade, o anonimato significa que seja o que for que se partilhe com outro membro de ACA, tudo vai ser tratado com respeito e confidencialidade. O que ouvimos nas reuniões deve ficar lá. Não é uma perda do anonimato usar os nomes completos dentro do grupo ou nas comissões de serviço de ACA. Também não é quebra do anonimato, recrutar ajuda para membros com dificuldades, desde que não se discuta qualquer tema específico ou pessoal.
Outro aspecto do anonimato, é que somos todos iguais na Irmandade, quer sejamos recém-chegados ou membros antigos. E o nosso estatuto exterior não faz diferença em ACA; Não temos estrelas ou VIPs. Nós reunimo-nos simplesmente como adictos à comida.
Serviço
Levar a mensagem ao Adicto à Comida que ainda sofre é o propósito base da nossa Irmandade; portanto é a forma mais fundamental de prestar serviço. Qualquer forma de prestar serviço – por mais pequena que seja – que ajude um companheiro em sofrimento repercute-se na qualidade da nossa própria recuperação. Ir a reuniões, arrumar as cadeiras, expor a nossa bibliografia, receber os recém-chegados, fazer o que seja preciso num grupo ou para ACA como um todo, são maneiras de nós retribuirmos o que nos foi generosamente oferecido. Nós somos encorajados para fazer o que pudermos quando pudermos. “ Uma vida preenchida de utilidade saudável e feliz” é o que nos é prometido como resultado de trabalhar os Doze Passos. Prestar serviço ajuda a cumprir essa promessa.
Como as responsabilidades de ACA dizem:
“ Sempre estender a mão e o coração de ACA a todos os que partilham da minha compulsão; por isso eu sou responsável.”